Rua Chile, 1867 - Rebouças
contato@artanycuritiba.com.br
(41) 3023-0303 | (41) 99998-0872 | (41) 3333-9163

Veja como resolver o problema do escritório barulhento!

Artany > Blog > Veja como resolver o problema do escritório barulhento!
Artany > Blog > Veja como resolver o problema do escritório barulhento!

Veja como resolver o problema do escritório barulhento!

Veja como resolver o problema do escritório barulhento!

Os barulhos do dia a dia podem parecer algo comum e rotineiro, mas causam estresse e desatenção. Saiba como planejar um escritório com qualidade acústica!

Ao iniciar um projeto de escritório, é preciso ir muito além da beleza e da estética. O ambiente de trabalho é um espaço de convivência diária e que influencia diretamente na saúde e no bem-estar dos colaboradores.

Durante o planejamento do espaço, é importante levar em consideração diferentes aspectos, como a área total da sala, a incidência da luz solar, a necessidade de divisórias e a qualidade acústica do escritório.

O ambiente de trabalho é um local muito vulnerável à interferência de ruídos internos e externos. A poluição sonora é comum em muitas empresas, causando falta de atenção, estresse e queda de produtividade dos colaboradores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o barulho excessivo um problema de saúde pública, já que a longo prazo pode causar surdez, pressão alta, dores de cabeça e insônia.

Investir em um bom planejamento acústico, em móveis de escritório de qualidade, com foco em ergonomia e uma boa divisão entre os setores é a melhor forma de garantir que a sua equipe trabalhe com mais saúde e qualidade de vida. Aprenda agora a projetar um escritório pensando no planejamento acústico!

Planejamento acústico

O primeiro passo para um planejamento acústico é fazer uma análise da rotina da sua empresa. Entenda como funciona a dinâmica entre os colaboradores do escritório e a relação deles com os clientes. Repare se são feitas muitas ligações durante o dia, quantas reuniões são realizadas durante a semana e como é a comunicação entre as diferentes áreas da empresa.

Com essas observações, fica claro se há a necessidade ou não de trabalhar com isolamento acústico dentro do ambiente de trabalho. Em algumas situações, dependendo do segmento da empresa, existe a necessidade de um local mais silencioso para melhor concentração dos colaboradores. Ou então, em outras, existe uma troca constante de ideias que poderia ser prejudicada com a instalação de divisórias.

Depois dessa análise interna, é possível fazer um planejamento acústico para evitar ruídos excessivos – sejam eles internos ou externos. Assim, você irá avaliar a necessidade de isolar o som de todo o escritório, ou apenas em algumas áreas, como sala de reuniões ou outros ambientes mais privativos.

Leia também: 4 modelos de escritório para você se inspirar

Isolamento acústico de escritório

Existem diferentes formas e materiais para trabalhar o isolamento acústico. Para o problema de ruído externo, por exemplo, materiais como forros metálicos ou placas de gesso, podem ser o bastante para abafar a poluição sonora.

No caso de barulhos internos que são gerados por atrito físico, como o som de mobília sendo arrastada ou o caminhar com sapatos de salto, o ideal é procurar mantas acústicas ou investir em carpetes.

Além disso, existem muitos outros materiais que podem ajudar a isolar o ambiente e ainda contribuir com a decoração do espaço. Como a madeira maciça, que pode ser utilizada em diferentes formatos, ou então as borrachas sintéticas que podem ser aplicadas no piso.

Entre as mesas e estações de trabalho é possível colocar divisórias de diferentes tamanhos, ou investir em paredes de drywall, que ajudam a isolar o som entre um ambiente e outro.

Saiba mais: descubra como os móveis de escritório impactam seu negócio

Projeto de escritório com foco em produtividade

A qualidade sonora do ambiente é tão importante quanto a ergonomia organizacional. Por isso, o projeto também deve considerar os móveis de escritório. Afinal, um ambiente de trabalho adequado ajuda a manter a qualidade de vida dos colaboradores, que ficam mais tranquilos para exercerem suas funções dentro da empresa, e também ajudam a prevenir lesões por esforço repetitivo.

Com um projeto focado em ergonomia, é possível até mesmo aumentar a produtividade da equipe. Segundo a neuroarquitetura, um ramo da ciência que estuda o modo como os ambientes podem afetar nosso cérebro, o ambiente de trabalho está diretamente relacionado com o desempenho profissional. E mais, um espaço com condições precárias pode desencadear, além da queda na produtividade, doenças como ansiedade e depressão.

A luz natural é outro elemento a se atentar: ela favorece a saúde mental e estimula o bom humor. Plantas na área de trabalho também são uma ótima ideia. Além de deixarem o escritório mais bonito e agradável, estudos comprovam que trabalhar próximo de folhagens pode aumentar a produtividade em até 6% e estimular a criatividade em 15%.

Lembre-se de planejar o escritório além da estética, mirando na qualidade de vida e bem-estar de toda a equipe. E não esqueça de escolher os melhores móveis para escritório: foque em conforto e ergonomia.

Os melhores móveis para escritório estão aqui na OfficeLab. Confira nossa linha completa de cadeiras de escritório! Garantimos as melhores marcas e materiais de alta qualidade. Conheça nossas soluções em móveis para escritório em Curitiba!