Rua Chile, 1867 - Rebouças
contato@artanycuritiba.com.br
(41) 3023-0303 | (41) 99998-0872 | (41) 3333-9163

O que o formato do escritório tem a ver com a produtividade do colaborador?

Artany > Blog > O que o formato do escritório tem a ver com a produtividade do colaborador?
Artany > Blog > O que o formato do escritório tem a ver com a produtividade do colaborador?

O que o formato do escritório tem a ver com a produtividade do colaborador?

Os tipos de escritórios podem mudar a relação entre os colaboradores, afetar a produtividade e até mesmo os resultados da empresa. Confira o seu!

O ambiente de trabalho deve ser projetado com foco em conforto e ergonomia, pensando na saúde dos colaboradores e as atividades que serão desenvolvidas na rotina da empresa. Mas você sabia que a disposição dos móveis de escritório também pode impactar a produtividade da sua equipe?

Cada colaborador se conecta e responde ao ambiente em que está inserido. Seja consciente ou inconscientemente. Por isso, é importante fazer um estudo sobre o ambiente e seu impacto no relacionamento interpessoal.

Cada projeto deve ser pensado para a melhor experiência do funcionário e dos clientes (se sua empresa recebe visitas), levando em consideração diferentes fatores, como as necessidades, preferências e requisitos, comportamento, processo e toda a estrutura organizacional do escritório. Dessa forma é possível imaginar os espaços e como devem ser definidos e posicionados, visando produtividade e eficácia dos colaboradores dentro da empresa.

Com um uso bem calculado do espaço é possível garantir que os funcionários tenham uma experiência positiva durante suas horas de trabalho. Você pode optar por ambientes mais fechados para maior concentração ou um escritório aberto, com foco na colaboração entre funcionários de diferentes áreas.

Antes de desenvolver um projeto de escritório, é preciso levar em consideração o segmento da empresa, espaço disponível e quantidade de funcionários. Afinal, até mesmo o lugar onde um colaborador senta dentro da empresa pode influenciar na produtividade durante o dia. Cada tipo de escritório pode influenciar nos resultados diretos do seu negócio, descubra qual é o melhor para aplicar na sua empresa.

Tradicional

O escritório tradicional, em geral, é a primeira opção. Todo o projeto é montado de acordo com a hierarquia de funções, com espaços bem definidos e setorizados. O objetivo dessa disposição é diferenciar as áreas da empresa e facilitar o acesso dos clientes.

Modular

Uma outra opção é escritório modular, que divide os espaços particulares de cada colaborador. Neste modelo cada funcionário desempenha uma função particular e não tem contato direto com os outros membros da equipe. Neste modelo é importante dividir bem a mobília para otimizar a circulação da equipe entre os módulos.

Escritório aberto

Existe também o modelo open space, onde todo o escritório é aberto, com poucas divisórias ou até nenhuma. Nesse espaço o objetivo é misturar pessoas de diferentes áreas e aumentar o engajamento entre elas, gerando um senso de comunidade, quebrando as barreiras físicas em relação a comunicação interna da empresa.

O open space é um dos modelos mais aplicado nos últimos anos. Em 2017, nos Estados Unidos, cerca de 70% dos escritórios estavam usando essa disposição. Grandes empresas como Google, E-bay, Pixar e Yahoo, adotam esse tipo de escritório. A tendência é que com um maior fluxo de informações circulando pela equipe, o rendimento aumente ainda mais.

Escolhendo o projeto de escritório

Uma empresa britânica de mensuração de performance realizou uma pesquisa sobre qual seria o modelo de escritório mais produtivo. Foram analisados mais de 3 mil locais de trabalho, em 458 organizações de 90 países diferentes. O resultado demonstrou que nos melhores locais de trabalho do mundo é oferecido um tipo específico de experiência: um espaço participativo, onde as infraestruturas são criadas, imersivas e centradas em cada usuário. Com os espaços gerenciados a fim de sintonizar as necessidades das organizações.

Por isso, na hora de montar um projeto de escritório, é importante pensar para além do espaço bonito e projetar um espaço e mobiliário funcional, voltado para a produtividade e concretização dos projetos. Sem esquecer da ergonomia e ambientes de descontração.

Com espaços bem orientados, móveis para escritório com foco em conforto e boa postura, é possível criar um ambiente de trabalho dinâmico e ainda aumentar a produtividade de toda a equipe.

Para escolher os melhores móveis para escritório, confira a nossa linha de cadeiras de escritório! Nós trabalhamos apenas com marcas e materiais de qualidade, sempre pensando no conforto para melhorar a rotina de trabalho. Conheça nossas soluções de móveis para escritório em Curitiba!