Rua Chile, 1867 - Rebouças
contato@artanycuritiba.com.br
(41) 3023-0303 | (41) 99998-0872 | (41) 3333-9163

Cadeira de escritório + ergonomia: combo da produtividade

Artany > Blog > Cadeira de escritório + ergonomia: combo da produtividade
Artany > Blog > Cadeira de escritório + ergonomia: combo da produtividade

Cadeira de escritório + ergonomia: combo da produtividade

Cadeira de escritório + ergonomia: combo da produtividade | OfficeLab, móveis para escritório em Curitiba, temos cadeiras para escritório, mesas para escritório e tudo o que você imaginar para criar o melhor ambiente de trabalho possível

Você sabia que a cadeira de escritório podem influenciar diretamente na produtividade da sua empresa?

Quando o escritório da sua empresa foi planejado você pensou na ergonomia? Este é o estudo das nossas condições de trabalho. Pesquisas apontam que podemos passar, em um ano, até 2 mil horas trabalhando. Por isso, é vital pensar em um ambiente de trabalho confortável.

A ergonomia é tão importante que está moldada em lei, dentro da Norma Reguladora 17, definida pelo Ministério do Trabalho. É um fator determinante para a saúde, segurança e a qualidade de vida no trabalho. Aplicar a ergonomia no seu escritório é garantir que seu colaborador tenha o máximo conforto durante suas horas de trabalho. Além disso, é uma forma de valorizar os colaboradores e ainda aumentar a produtividade.

Vantagens da ergonomia

Aplicar a ergonomia no seu ambiente de trabalho é simples e ainda traz resultados imediatos. Proporcionar conforto e segurança garante que seus colaboradores se sintam valorizados e apresentem uma melhora no seu desempenho diário. Afinal, uma boa gestão de pessoas pode motivar ainda mais a sua equipe.

Esforços repetitivos, em uma posição inadequada, por longos períodos de tempo, podem trazer sérios danos físicos, como problemas na coluna. Uma gestão de pessoas preocupada com a ergonomia pode ajudar a reduzir dores e lesões, como a tendinite, a sensação de cansaço e até mesmo o nível de estresse dos seu colaboradores. Além de evitar outras doenças laborais mais comuns, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Com móveis de escritório adequados, o número de afastamentos por lesões tende a diminuir. 

A Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, constatou que cerca de 6% de todos os trabalhadores sofrem com problemas de postura. Por isso, durante o planejamento do espaço corporativo, é preciso pensar além da beleza do escritório: o ambiente apresenta grande impacto sobre as saúdes dos funcionários. Com um funcionário descansado e bem disposto, a qualidade do trabalho só tende a melhorar.

Como aplicar a ergonomia no escritório

Com pequenas mudanças é fácil conseguir um ambiente organizado e focado em ergonomia. Com uma iluminação adequada, cadeiras e mesas ajustáveis de acordo com o perfil do usuário, um ambiente preparado e completo, você aumentar a produtividade da sua equipe

No caso de trabalhadores que passam o dia todo em frente ao computador, o monitor precisa estar em posição para promover o conforto físico e visual. O usuário deve conseguir enxergar todos os elementos da tela com clareza, na altura de seus olhos, evitando uma flexão desnecessária dos músculos das costas e pescoço. As mesas também devem ser adequadas à altura e atividade que está sendo desenvolvida. 

cadeira de escritório precisa ter uma espuma com boa densidade, um assento com profundidade e altura ajustável, de modo que o funcionário consiga manter os pés em contato com o chão – ou um suporte para os pés. A região lombar da cadeira deve apresentar uma leve protuberância, promovendo apoio às costas do colaborador.

Também é importante prestar atenção a postura durante o dia. O certo é deixar o joelho em um ângulo de, no mínimo, 90º, com pés apoiados e a parte inferior das costas apoiadas, levemente inclinadas para trás.

Também é útil mudar de posição ao longo do dia. A NR17 prevê a possibilidade de fazer intervalos pequenos durante o dia e também a prática de ginástica laboral entre uma ou duas vezes na semana. Isso vai ajudar a relaxar e amenizar o cansaço do trabalhador.

Lembre-se que o espaço como um todo precisa favorecer a saúde do colaborador: planeje uma boa iluminação e ventilação, e escolha um mobiliário correto para garantir a melhor postura corporal possível.

Leia também: Como montar projeto de escritório com foco em ergonomia e produtividade.

Móveis para escritório em Curitiba

A troca de móveis para escritório pode influenciar diretamente o engajamento dos colaboradores. A ergonomia faz com que o clima organizacional fique em ordem para alcançar as metas e resultados esperados.

Com um ambiente bem-planejado, no qual o funcionário se sinta confortável e possa ter momentos de descanso, é fácil de aumentar a produtividade de toda a empresa.

E para ter os melhores móveis para escritório em Curitiba, com foco em ergonomia, confira a nossa linha de cadeira para escritório! Nós trabalhamos apenas com marcas e materiais de alta qualidade, sempre pensando no conforto para melhorar a rotina de trabalho. Conheça mais sobre nossas soluções de móveis para escritório Curitiba!